quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Oficinas de Violino

Algumas alunas da segunda turma da Oficina de Violinos.
Meu nome é Amanda e eu me tornei bolsista do PIBID Música em agosto de 2016. Com a minha entrada, iniciamos na escola, com apoio da supervisora Eveline Marques, a Oficina de Violinos. Inicialmente, não tinhamos os instrumentos, mas isso não foi um grande problema visto que no plano de curso eles não os usariam nas primeiras aulas.
Exercícios de corda solta do método All For Strings usados na oficina. .
Começamos trabalhando como acertar a posição dos dedos no arco, que geralmente é um trabalho que demanda mais tempo devido a dificuldade natural que os iniciantes possuem de acertar a fôrma da mão. Para isso, utilizamos lápis e nele fizemos exercícios e sequências que tinham como resultado final a posição correta.
Depois disso, os violinos chegaram e começamos a transpassar para ele as lições que fizemos com o lápis e outros objetos que simulavam o violino. Atualmente, os alunos estão progredindo bem e já estão aprendendo a ler partitura com auxílio do instrumento e com auxilio do método All For Strings de Gerald Anderson e Robert Frost, que possui ótimos exercícios de técnica que são passados de forma a ajudar os alunos a tocarem na partitura mesmo sem ter muito conhecimento de teoria musical.
As oficinas de violino acontecem às sextas feiras com uma turma de 14 às 15 horas e outra turma de 15 às 16 horas. Cada turma possui cerca de três alunos e dispomos de quatro violinos: um violino tamanho 4/4 que foi doado por um estagiário da escola e três violinos 3/4 que foram doados de outra escola para a José Alcides.


Alunas da segunda turma da Oficina e eu.

Um comentário:

  1. Gente que saudades desse povo lindo da José Alcides, fico feliz por ver o projeto ainda mais ativo e saber que novas possibilidades sonoras surgem a cada ciclo. Felicidades para todos e muito sucesso. Qualquer dia apareço pra uma visita informem os dias de funcionamento do projeto se possível.

    ResponderExcluir